© 2018 por Algumas Verdades. Orgulhosamente criado com Wix.com

Buscar

A impecabilidade da palavra

Atualizado: 3 de Out de 2018

Um novo compromisso para sua vida.

Eu conheci esse compromisso através do livro "Os quatro compromissos - o Livro da Filosofia Tolteca". Sem muitos pré conceitos, por estar escrito Filosofia Toleca (referente a uma civilização que teria vivido há milhares de anos nas cidades mexicanas de Teotihuacan e Tula), isso mesmo, você não leu errado, sem pré conceitos aqui. A filosofia desse povo conhecido como Toleca se baseia na cosmologia que entende que o mundo como um grande sonho humano criado pela nossa mente. Meu Deus! E agora?! Quer dizer que o mundo no qual vivo não existe e é só fruto da minha mente? Eu estou em sonho eterno? Não! Calma.

"O verdadeiro nós é puro amor, pura luz".

Na introdução do livro conta a história de um ser humano, que vivia perto de uma cidade cercada de montanhas. Um dia, enquanto dormia em uma caverna, sonhou que viu seu próprio corpo dormindo. O humano saiu durante uma noite de lua nova. Então algo aconteceu dentro dele que o transformou para sempre. Ele olhou para suas mãos, sentiu seu corpo e escutou sua própria voz dizendo: "Sou feito de luz; sou feito de estrelas." Essa foi sua descoberta: tudo o que existe é manifestação de Deus. Tudo é Deus.


O primeiro compromisso: Seja impecável com sua palavra

Você já parou para tomar consciência que é através da nossa palavra que podemos expressar todo nosso potencial criativo? É por meio delas que podemos nos manifestar, descrever tudo ao nosso redor. O que sonhamos, sentimos, serão manifestados através da palavra. Entenda uma coisa, palavra é força! É o poder que nos foi dado para a comunicação, o pensamento, a criação de eventos em nossa vida. Que outro animal neste planeta consegue falar? Se expressar através das palavras? Nenhum, certo?

A nossa palavra é a ferramenta mais poderosa que possuímos enquanto ser humanos, é instrumento.

Já parou para pensar em quanto caos já criamos no mundo? Planejamos vinganças, usamos a palavra pra criar ódio entre as raças e pessoas que são diferentes de nós, entre famílias, entre nações. Estamos sempre fazendo mau uso da nossa força. Desvalorizamos a nós e aos outros, e vamos criando um estado de medo e dúvida.

A mente humana é um terreno fértil onde constantemente estão sendo plantadas sementes, que podem ser opiniões, ideias ou até mesmo conceitos.

Usando uma metáfora para ficar mais fácil seu entendimento, pense na palavra como um encantamento. Aquele que "bruxas" usam.

Pense em si como um feiticeiro, e toda vez que usamos a palavra estamos realizando um encantamento. E sem que percebamos estamos encantando impensadamente uns aos outros. Muito sério isso, não concorda? Está conseguindo entender onde quero chegar?

Se um dia eu te encontrar na rua e digo que você é um idiota, num primeiro momento você vai pensar que eu estou te agredindo verbalmente, que eu estou usando a minha palavra contra você para te descrever. Quando na verdade, lá no fundo tudo o que eu estou fazendo é a usando contra mim. Você provavelmente ficaria com muito ódio de mim, certo? E o ódio não faz bem pra mim e nem pra você. Portanto, entenda, se eu estou zangada, com raiva, ódio e, com a minha palavra, despejo em você todo o meu veneno emocional, tudo o que estou fazendo é usando a palavra contra mim.


Impecabilidade


Impecabilidade quer dizer "sem pecado" na sua tradução. O prefixo "im" no latim quer dizer "sem", já impecável vem do latim "peccatu", que significa "pecado".

Podemos entender o pecado como algo que fazemos contra nós mesmos. Ou seja, todas aquelas vezes que você se julgou ou se culpou por algo, você cometeu pecado.

Então podemos dizer que ser impecável vai contra nossa natureza. Acontece quando assumimos as responsabilidades por nossos atos, sem julgamentos ou culpas.

O pecado vai começando quando nos rejeitamos.

Quando somos impecáveis com nossa palavra, nós deixamos de usá-la contra nós mesmos. Estaremos empregando corretamente nossa energia, na direção da verdade e do amor próprio.

O que acha de firmar o compromisso de ser impecável com a sua palavra hoje ?

Vamos realizar novos compromissos baseados na verdade. Apenas a verdade pode nos libertar.

Precisamos começar a entender e compreender o que a palavra é e o que ela pode fazer.

Sua opinião nada mais é do que a expressão do seu ponto de vista. O que pode ou não ser necessariamente a verdade, concorda? Ela vem de nossas crenças, do nosso ego e de nosso sonho.


Quanto mais você se amar e como melhor você se sentir em relação a si mesmo irão diretamente melhorar a qualidade e integridade de sua palavra.

Repita todos os dias: Como eu sou maravilhoso(a). Diga o quanto se ama.

É possível!



Gostou do post? Achou a mensagem útil? Te tocou de alguma maneira? Me conta nos comentários. Vamos trocar experiências.

7 visualizações